Quais os tipos de tosa – Se você tem cachorro em casa, provavelmente já precisou levá-lo ao Pet Shop para tosá-lo. O banho é uma prática mais fácil e segura de ser realizada em casa, mas um profissional especializado é necessário na hora de cuidar da tosa do seu cachorro.
Saiba quais os tipos de tosa para cachorros que existem!
Os tipos de tosa
A tosa não é apenas o “corte de cabelo” bonito do seu cachorro. Ela ajuda a lidar com troca de pelos, calor em excesso e evitar que a sujeira acumule nos pelos muito longos. Cada animal pode contar com um tipo de tosa mais indicado que o outro.
Conheça todas elas!
Tosa Bebê
Esse estilo de tosa tem esse nome por diminuir a pelagem do cachorro ao tamanho de um filhote. É recomendada para cães com os pelos longos, como Lhasa Apso, Shih Tzu, Yorkshire e Maltês, por exemplo.
Tosa de Máquina
Como o nome já indica, essa tosa é realizada através do corte pela máquina, que vai depender do tamanho do pelo e das lâminas para cada tipo de tosa. É importante saber que a máquina não é a mesma que usamos para cortar cabelos humanos, sendo específica para a pele dos animais.
Tosa de Tesoura
Nesse tosamento tradicional, não é usado nenhum tipo de máquina, apenas a tesoura. É um processo mais demorado e minucioso. Pode ser recomendada para animais que possuem alergia à máquina ou que se estressam com o barulho.
Tosa de Raça
Esse estilo é específico para algumas raças. Um exemplo de Tosa de Raça são os famosos tufinhos de pelos nas extremidade das patas de alguns Poodles. Os Lhasa Apsos e Yorkshires também costumam ter esses cortes especiais.
Tosa Higiênica
As tosas podem passar pelo gosto do dono, época do ano e ser específica para a raça do cachorro. Porém, a Tosa Higiênica pode ser realizada em todos os animais, independente do tipo de pelo. Ela consiste em basicamente realizar a limpeza das principais regiões, como as genitálias e as patas e, em caso de cachorros machos, a barriga também.
De quanto em quanto tempo?
A tosa é um importante passo da higiene dos cachorros e por isso não pode ser negligenciada. Não existe uma regra de dias exatos, mas os períodos recomendados estão relacionados ao tipo de pelo que o animal possui.
Para cães de pelos longos, o ideal é levá-lo na manutenção em 45 dias desde a última tosa. Já em cachorros de pelo médio ou curto, pode-se considerar um intervalo de 2 ou 3 meses, banho e tosa em Alvorada.